É certo que uma pergunta fundamental para existência humana é o questionamento a respeito da nossa própria identidade, desenvolvendo o nosso autoconhecimento. Responder a pergunta de quem nós somos é um processo fundamental para refletirmos a respeito do próximo passo, que é responder a pergunta de para onde vamos em relação a todas as dimensões da vida.

As 3 perguntas para o autoconhecimento
Inúmeros questionamentos circundam a nossa mente durante a vida, mas existem 3 que são essenciais para alcançarmos um nível satisfatório de autoconhecimento, sendo elas, de onde eu vim, quem sou eu e para onde eu vou.
De onde eu vim?
Essa pergunta está intimamente vinculada ao nosso passado. Todas as experiências que vivemos são determinantes na construção da nossa subjetividade. São elas que despertam em nós sentimentos que influenciam na nossa concepção de crenças, estando, portanto, diretamente relacionadas com aquilo que consideramos como realidade.
Quem sou eu?
Quando respondemos com clareza a primeira pergunta, seguimos para a próxima, questionando a nossa própria identidade. Somente estamos preparados para refletirmos sobre quem nós somos quando temos conhecimento das experiências e sentimentos que moldaram nossas crenças.
As crenças são fundamentais para a percepção da nossa identidade. Somos parcialmente definidos pelas crenças do que pensamos ser como resultado de tudo que vivemos até o presente momento. Cada decisão tomada, experiência ou sentimentos vividos, impactam na auto percepção que temos de nós mesmos.
Para onde eu vou?
Após a identificação das experiências passadas que constituem a nossa identidade, o próximo questionamento que nos submetemos é sobre o caminho que desejamos trilhar. Nossa profissão, nossos sonhos, nossas metas, todas essas realidades permanecem em constante sintonia com a nossa identidade.
Com base nisso, podemos dizer que todo e qualquer caminho que percorremos em nossa vida deve ser uma resposta a quem nós somos, uma extensão da nossa própria identidade, esse é o caminho fundamental para a felicidade, tendo o autoconhecimento como instrumento principal.

Considerações finais
Tendo em vista todas as reflexões que colocamos nesse artigo, podemos dizer que o elemento essencial para alcançar a felicidade na vida pessoal, no trabalho e em todas as dimensões da existência é o autoconhecimento. Quando retomamos as experiências do passado e os sentimentos que eles despertaram, damos o primeiro passo para a compreensão do surgimento das nossas crenças.
As crenças estão associadas ao nosso segundo questionamento essencial, atrelado a nossa identificação. Na medida em que reafirmamos as nossas crenças, vamos aos poucos construindo aquilo que chamamos de realidade e as razões pelas quais norteamos a nossa vida, respondendo, por fim, o último questionamento, para onde conduziremos nossa vida.
Se você curtiu as reflexões presentes nesse artigo, sugiro a leitura do livro “A coragem de ser você mesmo“. Inúmeras vezes precisamos ter um ato de coragem para nos confrontarmos com quem realmente somos, no entanto, é uma libertadora e fundamental para o autoconhecimento e a felicidade.